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quinta-feira, 12 de maio de 2011

BRT na av. Paralela é exemplo de falta de planejamento urbano

Você já passou pelo corredor de ônibus do Iguatemi nos horários de pico? Já teve que correr algumas dezenas de metros na Estação de Transbordo do Iguatemi e ainda teve que pegar um ônibus superlotado que pra completar ainda ficou preso num congestionamento nessa via exclusiva que agora apelidaram de BRT? Pois é... essa grande "inovação tecnológica" de repente virou a solução para a mobilidade urbana em Salvador e ainda querem levá-lo para a Avenida Paralela. Pelo menos isso é o que deseja alguns setores da política baiana e principalmente os empresários de ônibus de Salvador que financiam o "projeto".

Ao contrário de cidades como Fortaleza, Recife, Natal, Maceió, ficando só aqui pelo Nordeste... que investem cada vez mais em transporte sobre trilhos (maior capacidade, mais rápidos e menos poluente), Salvador corre o risco de escolher um modelo rejeitado por especialistas sérios em transporte público e também pela própria população que é submetida diariamente a todo esse transtorno.

Para construir a via exclusiva pra ônibus (BRT) na Avenida Paralela utilizam como desculpa, o pouco tempo que há para atender os turistas que virão para os 3 ou 4 jogos da Copa em Salvador em 2014, quantidade de turistas essa, que não chegará nem a 15% do que Salvador recebe todos os anos durante o Carnaval. Os defensores do BRT esquecem que, depois que a Copa passar, a população de Salvador e Lauro de Freitas é quem terá que enfrentar os enormes engarrafamentos, superlotação de passageiros e as constantes colisões entre ônibus, como os da via exclusiva do Iguatemi ou BRT do Iguatemi, pra ser mais atual. O BRT é um sistema já testado e reprovado, poluente, de baixa capacidade e que só beneficiará de verdade aqueles que por alguma razão insistem em apoiá-lo.
BRT na av. Paralela
Fonte: http://mobsalvador.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Acredito que a Paralela pela sua dimensão é um trajeto para sert implantado METRô e não o VLT nem o BRT

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