Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

A mobilidade urbana nunca foi tão debatida quanto agora

           Ainda não chegamos ao fundo do poço: amanhã cem novos carros serão emplacados na cidade de Salvador, os ônibus estarão mais cheios do que na semana passada e um planejamento eficaz das linhas de transporte coletivo continuará na gaveta da prefeitura. Mas uma luz de esperança está se acendendo nesta escuridão: nunca o tema de mobilidade urbana foi tão debatido nesta cidade quanto agora. 

           Nos últimos dias o tema mobilidade urbana tem sido objeto de debates na Faculdade de Arquitetura da UFBA, no Crea, na Câmara de Vereadores, em Seminário realizado pelo Partido Verde e no dia 5 de maio haverá um Seminário na Assembléia Legislativa da Bahia. Ótimo, assim a sociedade pode participar e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e saber quem apóia um sistema mais evoluído ou deseja perpetuar o passado. 

          Destaca-se a participação da sociedade organizada que cobra do município a adoção da bicicleta como meio de transporte ecológico e de inclusão social, lembrando que muitas pessoas não utilizam transporte coletivo por impossibilidade de poder pagar. 

Durante o Seminário Mobilidade Urbana: Transporte, Trânsito e Sustentabilidade realizado pelo Partido Verde da capital na tarde do último sábado, 30 de abril, entregou-se o Manifesto Massa Crítica Salvador, com propostas de ações para melhorar a mobilidade dentro de Salvador, tendo como foco especial os modais bicicleta e pedestres. André Fraga, presidente municipal do PV,  declarou que as propostas contidas no manifesto integrarão o programa do PV para a cidade e convidou os membros do movimento a se integrarem a essa construção.
Também marcou presença no evento do PV o representante do Movimento Nossa Salvador, que integra a Rede de Cidades Sustentáveis, Pablo Florentino. Ele aproveitou o evento para solicitar ao superintendente do SETPS que reforce a formação dos motoristas de coletivos em Salvador, no sentido de promover uma maior integração com os ciclistas na cidade.
 Estiveram presentes ainda ao evento o presidente da Associação dos Bicicleteiros da Bahia, Gilson Cunha, o presidente do Instituto dos Arquitetos da Bahia, Daniel Colina, o arquiteto e urbanista Lourenço Mueller, o conselheiro de Juventude da Bahia, Marcelo Tourinho, membros do Movimento Massa Critica Salvador e do Movimento Eu Quero VLT em Salvador, além de militantes, filiados e simpatizantes do Partido Verde.
          O movimento "Eu quero VLT em Salvador" está participando destes eventos e defende a adoção do transporte sobre trilhos (Metrô, VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, e Trem) como principal meio de transporte coletivo, além do fomento à utilização da bicicleta, passarelas e respeito ao pedestre. Apóie esta causa, assine o manifesto.

Um comentário:

  1. Caros, fico feliz por estes eventos acontecerem, precisamos de mais democratia!
    Mais um evento, amanhã
    Apresentação do Projeto Básico do Sistema Cicloviário de Lauro de Freitas
    Terminal Turistico de Portão
    Lauro de Freitas

    Cicloabraços!

    ResponderExcluir

Postagens populares