Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

População de cajazeiras também quer Metrô

A comunidade de Cajazeiras e adjacências, que somam cerca de 1 milhão de cidadãos, de acordo com o Censo do IBGE de 2010, está realizando diversas manifestações na tentativa de sensibilizar as autoridades, sobretudo o governador Jaques Wagner, sobre a necessidade da implantação do metrô para atender toda a região. Na quarta-feira (20), a partir das 7 horas, está programada uma grande manifestação, que iniciará no Largo da Feirinha e depois caminhada sentido Cajazeira X.

Segundo Evanir Borges, presidente da União das Associações de Moradores da região, há mais de 20 anos as pessoas que moram e trabalham por ali vivem na expectativa de ter um transporte público de qualidade.  

“No ano 2000, iniciaram a primeira etapa de 12 quilômetros da linha 1 do metrô Lapa – Pirajá. Em seguida, foi anunciado seu prolongamento até Cajazeiras, com mais 14 quilômetros de trilhos. Mais recentemente, o ex-presidente Lula também garantiu que o metrô chegaria até a nossa comunidade. No entanto, até agora, nada”, lamentou ele. “Agora, assistimos anúncio de que os recursos destinados pela União para resolver problemas de trânsito e transporte em toda a cidade será usado somente na Paralela. Nós que moramos no maior bairro popular da América Latina não iremos admitir isso”, protestou. “Esqueceram de Cajazeiras e adjacências e de seu mais de um milhão de pessoas”. 

A liderança comunitária explica que o ato da próxima quarta-feira é a manifestação da revolta do povo, que há 12 anos recebeu promessa de ganhar um metrô e agora descobre existe o dinheiro que poderia concretizar o fato, mas as autoridades optaram por beneficiar uma única área da cidade, esquecendo as Cajazeiras. “Somos residentes da periferia, sim, com muito orgulho, e nos foi prometido que o metrô chegaria até Cajazeiras. Agora, planejam nos tirar do projeto de transporte. Será que um bairro tão populoso não merece metrô? Será que a periferia não tem direito ao metrô? Aqui mora o povo que realmente usaria o metrô? Por que estamos sendo excluídos do processo?”.

Um comentário:

  1. Demanda válida, uma pena estarem infectados pelos interesses do Setps.

    ResponderExcluir

Postagens populares