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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aniversário dos 12 anos da obra do Metrô de Salvador

Evento comemorativo dos 12 anos do Metrô de Salvador - O menor metrô do mundo mas, em compensação, é a maior montanha russa do planeta. 
Considerando a (ir)responsabilidade por este absurdo e a falta de respeito com a população é possível fazer as contas e descobrir que Antônio Imbassahy é responsável por 5 anos e 4 meses e João Henrique por 6 anos e 8 meses, em resumo: nenhum dos dois fizeram esforços para que o Metrô funcionasse.


Vejamos o relato de Marcos Souzza no facebook no grupo "Transporte sobre Trilhos":
"Passei lá rapidamente e vi um aglomeado de talvez 100 pessoas, sendo que metade eram da União das Associações de Moradores e Entidades Representativas das Cajazeiras e Adjacências e o restante de adolescentes, estudandes e curiosos (como eu).Também tinha gente da imprensa tirando fotos (pude ver uma apresentadora da Record entre eles). É bom salientar que esses representantes de bairro nada tinham a ver com a tal União de Bairros (União Setps).

Além do bolo simbólico distribuídos para os presentes, não haveria passeata mas apenas a mobilizaçao no local (bem a vista de ônibus, automóveis e transeuntes) que observavam as faixas de protesto contra o prefeito, governo e união.

Bem, pelo que pude perceber o evento foi uma ação de repúdio dos moradores da região de Cajazeiras por se sentirem excluídos dos projetos de mobilidade da Copa 2014. Eles ainda não compreenderam a preferência pelo investimento da Paralela. Conversei com uma manifestante rapidamente e ela reclamava muito do problema interno de lomocação dentro de Cajazerias e da dificuldade com a Estação Pirajá (que deveria funcionar como um transbordo para os moradores de lá).

Particularmente, eu acho que essas pessoas devem ser esclarecidas sobre as diferentes finalidades dos projetos envolvidos, eles devem entender que a Paralela é via vital para o funcionamento econômico e prestação de serviços para a cidade e municípios vizinhos justificando o investimento naquele local.

Mais que isso é preciso chamá-los para integrar-se a causa comum, também é preciso dizer-lhes que o problema de dentro da região de Cajazeiras por causa do descaso histórico do planejamento urbano para aquela região que não comporta mais ônibus internamente e que o acesso as demais partes cidade será facilitado com a extensão do metrô até Pirajá e a interligação com Paralela. Eles também precisam saber que os 570 milhões que JH-Leão querem detonar na ACM para fazer BRT, poderiam ser melhor distribuídos com projetos de trilhos nas áreas adequadas da cidade. Cajazeiras é uma grande candidata a ter um VLT interno, barato como o de Crato no Ceará.

Para isso é preciso que essas pessoas sejam devidamente informadas pois nossa causa é comum: SALVADOR QUER TRILHOS"

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