Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Moradores da Barra-Ondina querem VLT

Onde há interface entre os projetos entre a Associação de Moradores da Barra-Ondina e o VLT? Em primeiro lugar o sistema de transportes nos bairros Barra-Ondina deve ser revisto face ao novo desenho para a COPA e do aumento descontrolado do tráfico sem o devido planejamento.

O tráfego de ônibus e caminhões próximo ao Farol da Barra e os Fortes de Santa Maria e São Diogo são inconcebíveis, pois a movimentação destes veículos provocam fissuras e rachaduras nas alvenarias e fundações constituídas essencialmente de pedra unidas por óleo de baleia e cal extinta.

A exemplo do que ocorre nas capitais européias, onde o tráfego de caminhões e ônibus são terminantes proibidos de circular devido à transmissão de vibrações para as construções, também aqui é tomar uma medida urgente no sentido de proibir o tráfego destes veículos próximos aos monumentos, em tela, nos bairros da Barra-Ondina.

Não é possível a preservação dos monumentos ano após ano de trios elétricos que circulam durante sete dias e sete noite em frente aos aludidos momentos, sem que as autoridades locais tomem quais providências para mitigar os efeitos nocivos destes trios elétricos.

Há outros projetos sendo desenvolvidos, mas é necessário um pouco mais de tempo para amadurecê-los e discuti-los com calma.

Além do mais a cidade de Salvador como todas as grandes cidades foi concebida para trabalhar como uma rede e quaisquer projetos não pode ser pensado isoladamente, sob o risco de ser um grande fiasco, então é necessário integrar o maior número de pontos possíveis desta rede, a fim de que haja conhecimento por todos do VLT integrado com o BRT, bem como os problemas de transportes vivenciados pelos moradores da Barra-Ondina.

Claro está que o VLT ou BRT passará pelos bairros da Barra-Ondina e nem é este nosso projeto, mas existe uma estreita conexão entre a adoção das ações no sentido de revisitar o sistema de transporte da cidade para a COPA e seus reflexos nos bairros da cidade.

Autoria José Serrão
http://sosbarra.blogspot.com/
http://www.facebook.com/pages/SOS-Barra/183903821677


Veja postagens interessantes no blog

Um comentário:

Postagens populares